Chamada Escolar Cadastro pode ser feito pela internet

27/11/2017 21:47:50

O primeiro dia da Chamada Escolar realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho foi de pouca procura pelos pais que não conseguiram realizar o pré-cadastro dos filhos pela internet. O levantamento começou nesta segunda-feira (20) e segue até a quinta-feira (23).

Segundo a prefeitura, a ideia é que os pais utilizem a internet (e-cidade.portovelho.ro.gov.br/matricula-online) para fazer o cadastro dos alunos, mas quem não conseguir ou não tiver como fazer, pode procurar um das escolas do município. (Confira lista abaixo).

A dona de casa Solange de Jesus, de 31 anos, chegou cedo à Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, para fazer pré-cadastro do seu filho de 3 anos e diz não saber mexer em computador. “Como eu não tenho habilidade de navegar na internet eu resolvi vir pedir ajuda na escola porque, ano que vem, meu vai estudar pela primeira vez”, disse a mãe.

Claudio Queiroz, de 42 anos, não tem computador em sua casa e parabenizou o novo método adotado pela prefeitura. “Eu gostei desse novo sistema da prefeitura porque a gente não precisa mais dormir nas escolas porque é muito desconfortável. Eu não consegui cadastrar meu filho porque em casa não tenho computador e aqui eu tive ajuda dos funcionários e efetuei com sucesso. A prefeitura está de parabéns porque assim como eu outros pais também devem estar com a mesma dificuldade e aqui resolvi tudo”, parabenizou.

Com os documentos na mão, Daiana Santos, de 25 anos, também chegou cedo na Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, para cadastrar filho de 3 anos que, segundo ela, não conseguiu fazer em casa. “Eu vim pra escola logo cedo pensando que ia ter muita gente e ainda bem que não teve fila. Eu encontrei dificuldade pra fazer sozinha o pré-cadastro e quando cheguei aqui recebi orientações da secretaria e deu tudo certo”, disse.

A vice-diretora da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro Mozalina Pereira, disse que poucos pais não conseguiram fazer o pré-cadastro em casa e procuraram a escola para pedir ajuda. Ela ainda alertou em relação a documentação. “Até o momento a procura foi pouca e pelo visto os pais estão conseguindo fazer tudo certinho em casa sem precisar dormir em filas. O novo sistema adotado pela prefeitura ajudou, e muito, o nosso trabalho e deu mais comodidade aos pais. Os pais devem ficar atentos aos documentos necessários porque sem eles nós não conseguimos efetuar o pré-cadastro do seu filho”, alertou.

São 61 estabelecimentos de ensino que participam da Chamada Escolar na área urbana de Porto Velho. Neste ano, a prefeitura está disponibilizando 5.552 novas vagas destinadas a alunos novos que estão em idade escolar, mas ainda não estão estudando. Desse total de vagas, 5.111 são para a educação infantil (creche) e as 441 vagas restantes para o ensino fundamental (1º ao 5º ano).

Os pais que não tem acesso à internet ou tem dificuldade para fazer o pré-cadastro podem procurar as escolas com RG, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento da criança.

Confira lista de escolas

Fonte: https://www.rondoniagora.com/geral/poucos-pais-procuram-escolas-no-1o-dia-de-chamada-escolar-em-porto-velho-cadastro-pode-ser-feito-pela-internet