Carta de Serviços

Os órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal, que prestam serviços à sociedade, direta ou indiretamente, devem elaborar e divulgar Carta de Serviços ao Usuário segundo a lei nº 13,460 de 2017.

A Carta deve descrever informações claras e precisas sobre os serviços prestados, as suas formas de acesso, os compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao usuário.

A Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação (CMTI), Comunicação e Pesquisa, entidade pública de tecnologia da informação municipal, ao ser oficiada pelos órgãos municipais para desenvolver soluções digitais, presta indiretamente serviços ao cidadão. Por serem produtos pertencentes aos órgãos ou entidades públicas, cabe exclusivamente a cada cliente-proprietário fornecer quaisquer informações sobre seus serviços nos seus respectivos canais de atendimento ao usuário.

A CMTI está se adaptando para atender às normativas, Instrução Normativa MP/SLTI Nº 4, de 11 de setembro de 2014, e decreto nº 9.094 de 2017.

Serviços de suporte ao usuário de TI

  • Impressoras: Suporte para instalação, configuração, reposição de toner e resolução de problemas de impressora local ou em rede.
  • Instalação e configuração de equipamentos: Suporte na instalação e configuração de equipamentos de TI nas Secretarias e Autarquias da Prefeitura do Município de Porto Velho.
  • Manutenção de equipamentos: Fornece informações sobre garantia e manutenção de equipamentos de informática nas Secretarias e Autarquias da Prefeitura do Município de Porto Velho.

Serviços de desenvolvimento de software

O CMTI possui em torno de 40 sistemas desenvolvidos, o departamento responsável é o DESIS - Departamento de Desenvolvimento de Sistemas, o CMTI possui diversos serviços que são disponibilizado para a administração, sendo eles:

  • Aplicações de Internet/Intranet - Atualmente o departamento de desenvolvimento foi treinado e está sempre se atualizando em java e php, sendo essas as suas plataformas de desenvolvimento de sistemas, PHP/Laravel e JAVA/Spring e Demoiselle Framework.
  • Business Inteligence (BI) - para extrair, armazenar, analisar e transformar grandes volumes de dados em informações gerenciais consistentes. Essas tecnologias permitem auxiliar as secretarias a tomarem as melhores decisões nos negócios, baseadas em fatos reais, com profundidade suficiente para descobrir as causas de uma tendência ou de um problema.
  • Mobilidade (Mobile) - O CMTI está atendo aos novos tipos de usuários e acompanha o crescimento da utilização de smartphones e nessa tendência já vem utilizando e estudando tecnologias para atender demandas da população portovelhence, foi desenvolvido o primeiro aplicativo para smartphone para consulta e localização de medicamentos na rede municipal, denominado FarmaPub.
  • Elicitação e documentação de requisitos de software - Serviço que compreende os conjuntos de atividades de auxílio às unidades de relacionamento com clientes e/ou os próprios clientes do CMTI na elicitação e documentação de requisitos de um projeto de software.
  • Elaboração de Documento de Visão de Sistema e Projetos de software - Serviço que compreende as atividades de auxílio às unidades de relacionamento com clientes e/ou os próprios clientes do CMTI na elaboração de documento de visão de sistema ou projetos de software.
  • Realização de análise de viabilidade e impacto para o desenvolvimento de software – O CMTI realiza análises de viabilidade e impacto de demandas de desenvolvimento de software.
  • Desenvolvimento de Sites – São soluções de comunicação baseadas em ferramenta de gestão de conteúdos para disponibilização de informações em internet e intranet. Podem ser do tipo Portal, quando servem de porta de entrada para outras soluções, como Aplicações Internet/Intranet. Podem ser ainda do tipo blogs, manuais, wikipédias, entre outros.
  • Design de Interface de Soluções - São projetos de design gráfico focados na interação dos usuários com as aplicações aliando elementos visuais a funcionalidades. Exemplos: Design de Logotipos, desenvolvimento de interfaces específicos.

Obs.: Apesar de não prestarmos serviços diretos aos cidadãos, indiretamente eles utilizam através das secretarias nossos serviços em seus canais de atendimento.

Redes e Segurança

Responsável pela Infraestrutura Tecnológica da Prefeitura Municipal, tanto física quanto lógica. Responsável por definir a tecnologia que será utilziada pelo MUNICÍPIO, por mantê-la, por prospectar novas que se adequem e ajudem na área de atuação da Prefeitura Municipal, sendo eles:

  • Elaborar e gerenciar projetos de TI – em conjunto com os departamentos da CMTI,
  • Validar, avaliar e identificar soluções tecnológicas - No que refere a infraestrutura , segurança de rede e gestão de rede.
  • Participar do desenvolvimento e implementação de políticas e diretrizes - Traduze as melhores práticas existentes e ou disponíveis no mercado, visando a otimização dos serviços e utilizção dos recursos.

Governança e Qualidade de TI

Responsável pela gestão, definição e controle de estratégias, processos, procedimentos,práticas e padrões de TI, no âmbito da governança de TI, incluindo as áreas de qualidadede software, administração de dados e BI. Compete também ao DQG realizar oalinhamento estratégico, entre a área de TI e as áreas de negócios, proporcionar umamaior transparência e mitigação dos riscos, juntamente com o aumento da produtividadee valor agregado dos produtos e serviços construídos e fornecidos pela Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação, Comunicação e Pesquisa (CMTI):

  • Elaborar e gerenciar projetos de TI em conjunto com os outros departamentos;
  • Atuar na estruturação das Unidades da CMTI;
  • Mitigar riscos relacionados aos serviços e produtos fornecidos e aumentar a produtividade das unidades;
  • Apoiar o processo decisório na área de TI, nas questões que dizem respeito à qualidade e governança de TI além dos atos administrativos organizacionais, o que inclui as áreas de: segurança da tecnologia da informação, processos de TI e dedesenvolvimento de software e as metodologias definidas e utilizadas nessas unidades;
  • Estabelecer e manter as políticas, processos, procedimentos, padrões e boas práticas que serão utilizadas pela Prefeitura;
  • Desenvolver, manter e criar indicadores de acompanhamento dos seus serviços, além de auxiliar na elaboração do Planejamento Estratégico da CMTI;
  • Gerenciar e conduzir a análise de qualquer alteração nas estruturas de processos e estruturas metodológicas da TI, incluindo as políticas, normas e procedimentos definidos por este Departamento, submetendo-as para a aprovação da CMTI;
  • Gerenciar e conduzir a criação e manutenção do Plano Diretor de TI da Prefeitura, além de auxiliar o Coordenador de TI na elaboração do PPA e legislação que envolva informática;
  • Gerenciar e conduzir atividades de governança de TI da Prefeitura;
  • Realizar a definição dos procedimentos de gestão eletrônica dedocumentos (GED) no âmbito da Prefeitura;
  • Gerenciar a manutenção da metodologia de desenvolvimento de software;
  • Garantir as ferramentas necessárias para execução dos processos de TI e desenvolvimento de software;

Criar uma manifestação na ouvidoria

Horários de Atendimento

Localização

Contatos

  • CMTI
    Tel : (69) 3901-3079
    Email:cmti@portovelho.ro.gov.br

    Help Desk
    Tel. : (69) 3901-3630 / 3901-2949
    Email:helpdesk@portovelho.ro.gov.br

    DGR - Departamento de Gestão de Redes
    Tel.: (69)3901-3312
    Email: dgr.cmti@portovelho.ro.gov.br

    DESIS - Departamento de Desenvolvimento de Sistemas
    Tel.: (69) 3901-7245
    Email: desis@portovelho.ro.gov.br

    DSTA - Departamento de Suporte Técnico e Atendimento
    Tel.: (69) 3901-3089
    Email: dsta.cmti@portovelho.ro.gov.br

    DQG - Departamento de Qualidade e Governança de TI
    Tel. : (69) 3901-3130
    Email:dqg.cmti@portovelho.ro.gov.br

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