Sistema chamada escolar tira 8 mil pais de frente das escolas

12/Fev/2020 - 15:02

Até o ano de 2016, a Chamada Escolar era realizada sem nenhum meio informatizado, o processo de matrículas de novos alunos na rede municipal de ensino ocorria de maneira precária. Inúmeros eram os pais que dormiam frente às escolas com intuito de garantir vaga aos seus filhos, o desgaste destas famílias era nítido, por vezes passavam dias submetidos a condições até mesmo desumanas.

Segundo o Coordenador Saulo Nascimento, a iniciativa teve de ser tomada juntamente a sua equipe da Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação (CMTI), com o objetivo de impactar melhorias neste âmbito. Para tanto, ocorreu a implementação do módulo Educação pertencente ao sistema E-cidade, software livre de código aberto apoiado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento e Gestão do Governo Federal – MPOG. Após alguns meses de configuração, reuniões com Coordenadores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), então em 2017 foi possível realizar as matrículas de novos alunos por meio do Sistema de Matrículas on-line. Em 2019 este sistema evitou que em torno de 8 mil pais dormirem ou estendesse sua espera por uma vaga frente às escolas municipais.

Com o efetivo de registros a SEMED pode mensurar a demanda reprimida de salas de aula tanto quanto vagas disponíveis, bem como qual etapa é a mais procurada de acordo com a região, este procedimento viabiliza por meio da secretaria a promoção e aplicação de projetos que visam a construção de novas escolas, reformas ou até mesmo a ampliação de novas salas em escolas existentes. Registros estes, que passam desde as instalações físicas como sala de diretor, secretária, refeitório, laboratório, biblioteca, salas de recursos, como um todo tornar todas as escolas da rede aptas a atender alunos especiais no município. Além de aplicar e promover, a SEMED sempre estará agindo nos locais certos, levando melhorias significativas para a população.

As reclamações eram muitas e podem ser vistas nesse link: https://globoplay.globo.com/v/4751337/

O Chamada Escolar atende às regras do MEC para preenchimento preferencial da vaga, que são:

• Alunos PcD (Pessoa com Deficiência);
  • Famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família;
  • Proximidade da residência do responsável legal;
  • Criança com irmão estudando na unidade escolar;

A partir de 2020 foram implementadas novas melhorias no sistema de inscrição on-line, com objetivo de ficar aberto o ano inteiro para o cadastro reserva até a próxima chamada escolar, desta forma os pais precisam ficar atentos ao sistema para verificar se houve surgimento de vagas. Essa nova metodologia ajudará a SEMED entender melhor a dinâmica de demanda das vagas.

Com a implantação do módulo educação do E-cidade a Prefeitura vem melhorando a gestão dos alunos na rede Municipal, logo será lançado também o Portal do Aluno, por onde os pais poderão fazer todo o acompanhamento de informações do aluno na escola, será possível ter acesso desde notas, faltas, avisos, pendências de documento, calendário letivo, quando terá aula e quando não vai, possibilidade de atualização de dados do filho, como endereço, acompanhar parecer e notas, enfim os pais terão uma ferramenta de controle de forma que estreitam o relacionamento entre eles e a escola.